terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ciclo do Carbono


O ciclo do carbono consiste na passagem de átomos de carbono (C) presentes nas moléculas de gás carbônico (CO2) disponíveis no ecossitema para moléculas que constituem as substâncias orgânicas dos seres vivos.
O gás carbônico é captado pelos seres autotróficos e seus átomos são utilizados na síntese de moléculas orgânicas, cujo constituinte fundamental é o carbono.
O carbono constituinte da biomassa pode ter dois destinos: ser transferido aos animais herbívoros ou ser restituído ao ambiente na forma de CO2, com a morte do organismo produtor e a degradação de sua matéria orgânica pelos decompositores.
Das substâncias orgânicas incorporadas pelas células do herbívoro, grande parte é degradada na respiração celular para fornecer energia, nessa degradação, o carbono é liberado na forma de CO2.
O carbono captado na fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro e, ao mesmo tempo, retornando aos poucos à atmosfera, como resultado da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos.

Fonte: AMABIS, J.M; MARTHO, G.R. Biologia v.3 - 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004, p.307.

Nenhum comentário:

Postar um comentário