terça-feira, 5 de outubro de 2010

Relações ecológicas entre seres vivos

Os organismos de uma comunidade biológica interagem entre si. Essas interações, denominadas relações ecológicas, são classificadas em intra-específica e interespecífica.
As relações intra-específicas se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie, enquanto relações interespecíficas se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes.

Relações intra-específicas

Competição intra-específica: indivíduos concorrem pelos mesmos recursos do meio.



Cooperação intra-específica:
Colônias: indivíduos de mesma espécie vivem agrupados, interagindo de forma mutuamente vantajosa. Ocorre divisão de trabalho. Ex: corais.



Sociedades: grupos de organismos de mesma espécie, organizados cooperativamente, conservando relativa independência e mobilidade. Ex: abelhas, formigas e cupins.



Relações interespecíficas

Protocooperação: as espécies associadas trocam benefícios, mas também podem vivar sozinhas. Ex: relação entre bois e aves que comem seus carrapatos. Benefício para ambas as espécies.



Predação: relação em que uma espécie animal, predadora, mata e come indivíduos de outra espécie animal, que constituem suas presas. Permite o controle da densidade populacional. Benefício para as espécies predadoras e prejuízo para as espécies predadas.



Competição interespecífica: quando espécies diferentes disputam os mesmos recursos do ambiente.

Inquilinismo: relação em que uma espécie vive sobre ou no interior de uma espécie hospedeira, sem prejudicá-la. Ex: orquídeas e árvores.



Comensalismo: indivíduo usa restos da alimentação de outro, sem prejudicá-lo. Ex: hienas, que aproveitam restos das presas dos leões.



Mutualismo: indivíduos associados se beneficiam e a associação é fundamental à sobrevivência de ambos. Ex: líquens (associação entre algas e fungos).



Parasitismo: uma espécie parasita associa-se a outra espécie, hospedeira, causando-lhe prejuízo por se alimentar à sua custa. Ex: carrapatos parasitam animais.



FONTE: AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia  v.3 - 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004, p.342-353.